



Olá Pessoal,
Correr na rua, correr no estádio de futebol, correr no elevado, correr numa pista de corrida de automóveis, correr, correr, e correr, mas correr dentro de uma fábrica de automóveis é coisa de louco, interessante, o circuito fica nas ruas entre os prédios da grande fábrica da Via Anchieta...
Do Diário do Grande ABC
A fábrica Anchieta, da Volkswagen, que completa hoje 50 anos de sua inauguração oficial, prepara-se para receber novos investimentos, que a companhia deverá anunciar até o início de dezembro. A empresa não revela, por enquanto, valores, mas a expectativa é de que sejam direcionados para aumento da capacidade produtiva e para o desenvolvimento de novos modelos.
Com mais de 11 milhões de veículos produzidos até hoje, a unidade - que fabrica atualmente por dia 1.300 carros de nove modelos (Novo Gol, Nova Saveiro cabine simples, Nova Saveiro cabine estendida, Polo, Polo Sedan, Gol G4, Parati, Kombi Furgão e Kombi Standard) - é uma referência desde que foi construída.
Foi a primeira planta fabril da marca fora da Alemanha. Depois, ao longo dos anos, foram várias inovações introduzidas pela fábrica no mercado nacional, como ainjeção eletrônica, os freios com sistema ABS e a tecnologia flex fuel (do motor bicombustível). Na unidade, foi implantado ainda o primeiro laboratório de crash-tests do País, em 1971. Mais recentemente, em 2008, teve inaugurado o Centro de Realidade Virtual, que permite a concepção e desenvolvimento simulado de novos produtos.
A unidade foi um marco da indústria automobilística não apenas pelos avanços tecnológicos, mas também pelas transformações em seu processo de gestão.
No início da década de 1980, era comparável a uma cidade, já que contabilizava cerca de 40 mil funcionários diretos. "Era uma estrutura produtiva muito intensiva de mão de obra e pouco intensiva em capital", assinala o professor de Economia da Umesp (Universidade Metodista do Estado de São Paulo), Sandro Maskio.
Ao longo dos anos, houve um processo de terceirização de atividades e de descentralização, lembra Francisco Duarte de Lima, o Alemão, que está na empresa há 25 anos. Maskio cita a abertura econômica, na década de 1990, como um dos fatores que impulsionaram essas mudanças para uma estrutura mais enxuta e mais moderna.
A prova... foi ótima, corri ao lado do José (65 anos), fizemos juntos o percurso em 58m, sendo que o último KM em 5m... no final fomos entrevistados pela ESPN Brasil, que deve ir ao ar neste fim de semana...
abraços a todos