segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

13 de dezembro de 2009 - Palmeiras Arrancada Heróica






Olá Pessoal,

Arrancada Heróica...

[...] uma data especial para toda a coletividade alviverde. Trata-se do Dia do Palmeiras, que marca a mudança de nome do clube: de Palestra Itália a Sociedade Esportiva Palmeiras. A data foi oficializada pela Câmara dos Vereadores de São Paulo em 2005 e, desde então, tornou-se oficial da cidade.

O feito que deu origem à chamada "Arrancada Heróica" ocorreu justamente no dia 20 de setembro de 1942. O mundo enfrentava a 2ª Guerra Mundial e, por aqui, a perseguição aos italianos e às suas instituições era enorme. A solução encontrada foi a troca do nome.

Assim, em 16 de abril de 1942, decidiu-se pela mudança de Palestra Itália para “Sociedade Esportiva Palestra de São Paulo”. A mudança não aplacou as pressões políticas e até esportivas. Sob pena de perder seu patrimônio para outro clube e ser retirado do campeonato que liderava (o Paulista), o Palestra viu-se obrigado a mudar novamente de nome.

Na véspera da final do Campeonato Paulista, a diretoria palestrina, em reunião tensa, mudou o nome do clube. “Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões”, afirmou na ocasião dr. Mario Minervino.

A partida final, no dia 20 de setembro de 1942, em um Pacaembu lotado, foi tensa. Nosso adversário foi o São Paulo Futebol Clube, com quem os ânimos estavam acirrados no episódio da troca de nome. O Palmeiras sobe ao campo, em sua primeira partida com o novo nome, carregando uma bandeira do Brasil. No final, vitória por 3 a 1, fuga de campo dos são-paulinos e o Palmeiras campeão. Nos jornais, as manchetes mostravam: “Morreu líder, nasceu campeão”. (Fonte: www.palmeiras.com.br)


Bem, aí está a história que deu origem a uma corrida de rua. Eu corro há exatos 2 anos e 3 meses, já vi, chuva antes da corrida, depois da corrida, durante a corrida, enfim de várias maneiras, mas esta nunca tinha tido a oportunidade de passar, choveu antes durante e depois da corrida, ainda fui pra casa correndo sob chuva, que delícia, deixa explicar o "delícia", é que eu gosto de correr e também gosto de chuva, quem me conhece a mais tempo sabe, basta uma chuvinha que saio pra rua me molhar.

abraços a todos.
Luís Eduardo

2 comentários:

ilesorma disse...

Valeu Luis e percebo que sua performance está cada vez melhor porque vc mesmo filmando consegue falar legal, rsrsrs, parabéns por mais esse video para todos que aqui entram e saibam como foi a prova.Abraços.

Luís Eduardo disse...

Obrigado Márcio, amanha teremos Adidas Verão.
abraços
Luís Eduardo