quinta-feira, 26 de novembro de 2009

22 de novembro de 2009 - 3a. VW Run Etapa de São Bernardo





Olá Pessoal,

Correr na rua, correr no estádio de futebol, correr no elevado, correr numa pista de corrida de automóveis, correr, correr, e correr, mas correr dentro de uma fábrica de automóveis é coisa de louco, interessante, o circuito fica nas ruas entre os prédios da grande fábrica da Via Anchieta...

Do Diário do Grande ABC

A fábrica Anchieta, da Volkswagen, que completa hoje 50 anos de sua inauguração oficial, prepara-se para receber novos investimentos, que a companhia deverá anunciar até o início de dezembro. A empresa não revela, por enquanto, valores, mas a expectativa é de que sejam direcionados para aumento da capacidade produtiva e para o desenvolvimento de novos modelos.

Com mais de 11 milhões de veículos produzidos até hoje, a unidade - que fabrica atualmente por dia 1.300 carros de nove modelos (Novo Gol, Nova Saveiro cabine simples, Nova Saveiro cabine estendida, Polo, Polo Sedan, Gol G4, Parati, Kombi Furgão e Kombi Standard) - é uma referência desde que foi construída.

Foi a primeira planta fabril da marca fora da Alemanha. Depois, ao longo dos anos, foram várias inovações introduzidas pela fábrica no mercado nacional, como ainjeção eletrônica, os freios com sistema ABS e a tecnologia flex fuel (do motor bicombustível). Na unidade, foi implantado ainda o primeiro laboratório de crash-tests do País, em 1971. Mais recentemente, em 2008, teve inaugurado o Centro de Realidade Virtual, que permite a concepção e desenvolvimento simulado de novos produtos.

A unidade foi um marco da indústria automobilística não apenas pelos avanços tecnológicos, mas também pelas transformações em seu processo de gestão.

No início da década de 1980, era comparável a uma cidade, já que contabilizava cerca de 40 mil funcionários diretos. "Era uma estrutura produtiva muito intensiva de mão de obra e pouco intensiva em capital", assinala o professor de Economia da Umesp (Universidade Metodista do Estado de São Paulo), Sandro Maskio.

Ao longo dos anos, houve um processo de terceirização de atividades e de descentralização, lembra Francisco Duarte de Lima, o Alemão, que está na empresa há 25 anos. Maskio cita a abertura econômica, na década de 1990, como um dos fatores que impulsionaram essas mudanças para uma estrutura mais enxuta e mais moderna.

A prova... foi ótima, corri ao lado do José (65 anos), fizemos juntos o percurso em 58m, sendo que o último KM em 5m... no final fomos entrevistados pela ESPN Brasil, que deve ir ao ar neste fim de semana...
abraços a todos

4 comentários:

Tadeu Góes disse...

Pelo que li deve ter sido legal passar pela linha de produção.
10 k em 58 min e o último em 5 min.?
Conta o segredo! "Corro" há 05 meses, será que um dia chego nesses números?
Continue. Abs.

Luís Eduardo disse...

Tadeu,
Estavámos rodando em 6m por Km, mas quando chegou no KM 9 o meu companheiro apertou e fizemos nos incriveis 5m. Eu estou treinando tiros ja tem 3 meses, isso realmente é bom, dar um tiro depois de 9k é que não estava nos planos, chegamos bem, mas dolorido. É treino e mais treino...
abraços e obrigado pela visita
Luís Eduardo

Tiago Antunes disse...

Pô! Provinha legal essa heim Luis!
Abraço


Tiago Antunes
www.vodoismax.blogspot.com

Antonio C R Colucci disse...

Boa Luis,
Parabéns por mais uma corrida. Agora você tá famoso e deu até entrevista na ESPN Brasil, vi você no Vamos Correr. Legal mesmo!!!
Depois vc me dá um autógrafo.
Abraço e até a próxima prova.

Colucci