terça-feira, 23 de agosto de 2011

21 de agosto de 2011 - Corpore Duque de Caxias





Olá Pessoal,

Corremos a prova mais fria do ano, sem dúvida disso, neste domingo na parte da tarde foi o dia mais frio dos últimos 4 anos em São Paulo, imaginem na parte da manha que estava beirando os 9 graus. Realmente muito frio, mas deu pra correr, como sempre as provas da Corpore são bem organizadas, e ainda com a ajuda do Exército Brasileiro, pois é, a prova é uma homenagem ao dia do soldado que se comemora neste dia 25 de agosto, e o patrono é o Duque de Caixias.

Luís Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, (Porto da Estrela, 25 de agosto de 1803 — Desengano, 7 de maio de 1880), foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do brasil.
Filho do brigadeiro e regente do Império, Francisco de Lima e Silva, e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima - como assinou seu nome por muitos anos - foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas que aos cinco anos de idade assentou praça no Exército (1808). O que os biógrafos não explicitam é que essa trajetória "apoteótica" é devida às especificidades da carreira militar nessa época. Ter sido cadete aos cinco anos não era um sinal de seu caráter especial: a honraria era concedida aos filhos de nobres ou militares e muitos alcançaram o mesmo privilégio, até mesmo com menor idade.
Caxias foi um militar do século XIX. Pertencia a uma tradicional família de militares. De um lado, a família paterna, constituída de oficiais do exército. Do lado materno, a família era de oficiais de milícia. Foi com o pai e com os tios que Luís Alves de Lima e Silva aprendeu a ser militar.
Bem ai esta a história...

Link para assistir ao video no Youtube : http://www.youtube.com/watch?v=7OyP9ABpA28

Abraços a todos e até a Juventus no dia 28 de agosto...
Luís Eduardo