sexta-feira, 19 de junho de 2009

Séries Campeões Olímpicos da Maratona - VIII-Amsterdam Holanda 1928





Ahmed Boughèra El Ouafi (15 de outubro de 1898 - 18 de outubro de 1959) foi um atleta nascido na Argélia, que representou esportivamente a França na época em que o país era uma possessão francesa e venceu a maratona dos Jogos Olímpicos de Amsterdam em 1928.

Boughera nasceu perto da cidade argelina de A Ouled Djellal e na juventude passou a integrar o regimento do exército francês lá baseado. Um de seus oficiais superiores notou suas habilidades para o atletismo e decidiu enviá-lo para competições militares na França, onde obteve bons resultados e causou boa impressão, sendo selecionado para representar o país na maratona dos Jogos de Paris em 1924.

Em Paris, El Ouafi completou a maratona num honroso sétimo lugar, o que o credenciou para continuar treinando para os próximos Jogos, em Amsterdam, quatro anos depois.

Nos Jogos Olímpicos de 1928, El Ouafi disputou a maratona de maneira conservadora, correndo atrás dos líderes finlandeses e japoneses que ditavam o ritmo da prova até assumir sozinho a liderança com menos de 5 kms para a chegada e disparar para a vitória com 26 s de vantagem e 150 m de distância para o segundo colocado, o chileno Manuel Plaza-Reyes. Mero soldado raso de pouca instrução, o ingênuo El Ouafi não se apercebeu da grandiosidade histórica do que tinha realizado, sendo o primeiro atleta de um território africano colonizado a triunfar na mais dura e lendária prova dos Jogos Olímpicos.

Após a medalha de ouro, Boughèra fez uma turnê atlética pelos Estados Unidos colhendo os louros da fama, mas o dinheiro que arrecadou o desqualificou como atleta amador pelas regras do COI e ele abandonou o atletismo.

Um comentário:

Fernando Andrade. disse...

Caro Luis

obrigado por se ter tornado seguidor do cidadão de corrida, o que me permitiu conhecer o seu excelente blogue, que, obviamente é merecedor de uma visita regular, pois já vi que tem uma excelente qualidade.
Grande abraço.
FA