terça-feira, 26 de maio de 2009

Série Campeões Olimpicos da Maratona - I-Atenas 1896 - Spiridon Louis





Spirídon Louis (em grego Σπυρίδων "Σπύρος" Λούης;Atenas,12 de janeiro de 1873 — Atenas, 26 de março de 1940) foi um atleta grego, primeiro homem a vencer uma maratona, nos Jogos Olímpicos de Atenas em 1896.

Natural de Marousi, um subúrbio ao norte de Atenas, era um carregador de agua e pastor de ovelhas e tornou-se um herói nacional grego, recebendo muitos presentes, desde jóias a uma oferta de ter a barba feita pelo resto da vida pelos barbeiros da região.

Após sua vitória, ele nunca mais correu e levou uma vida sossegada, primeiro como pequeno fazendeiro e depois como oficial de polícia.

Fez sua última aparição pública em 1936, nos Jogos de Berlim, como convidado de honra dos organizadores e a sua foto ficou famosa entregando a Adolf Hitler um ramo de oliveiras, trazida de Olímpia, o berço das Olímpiadas.

Spiridon morreu pouco após a invasão da Grécia pelos nazistas e o seu nome hoje é usado em inúmeros clubes desportivos do país, principalmente o complexo olímpico de Atenas, onde os Jogos Olímpicos de 2004 foram realizados; a rua em frente ao complexo chama-se Avenida Spiridon Louis.

seu tempo foi : 2:58:50

Nenhum comentário: